terça-feira, 17 de julho de 2012

Quintais

As chuvas escorrem lentamente
neste junho que nasce no mar,
neste inverno que adormece as casas
e traz em sua memória, pousada
na mão com a qual escrevo,
a casa pequena
onde pus o meu mundinho entre as flores do jardim
Seu quintal translúcido tocando
os finais de tarde e do meu mundo
Meu baú plataforma para os vôos noturnos
Sonho?
Não sei.
O vôo era o mistério acontecendo
e a vida, muito provavelmente, não sabia disto
Nas noites em que eu voava a felicidade era eu
eu era a eternidade sonho cisma adejante segredo
na noite recendendo à lascas de canela
o cheiro doce e nu,
as luzes, em forma de gotas,
cobriam a vida de silêncios
De som somente o vento passando nas folhas,
espalhando o escuro em cada pedaço de terra,
nos quintais e no coração do mundo
Candeia de tantos nomes
por onde o negro do céu escapava
alumbrando meus olhos transpassados de infância
e encanto

A Vida, frágil e fugaz, ausculta a cidade
que escorre lentamente
na noite incompleta que nasce no mar
na dor que lacrimeja nos olhos cansados
das lembranças que seduzem a madrugada
e na encoberta poesia que já morde a face do dia
Na Vida mergulho no imponderável sonho das palavras
neste rio que reflete as hastes do trigo
e os grãos de solidão germinados nos ventos da melancolia
A solidão de ser
A ilusão do medo
A solidão do mar
A ilusão do ter
A solidão da noite
A solidão cúmplice deste desespero tranquilo e sereno
que é eterno como esta dor no peito
ou eterno como esta sombra,
esta espera,
esta ausência da Alma
e da poesia
(que nasce lentamente,
solta e silenciosa,
junto com cada dia)
A palavra tentando traduzir os símbolos que o coração,
imerso na essência,
denota cheio de candura e inocência,
Esta é sua poesia,
Este é seu templo
Esta é a folha que se deixa levar pelo vento antigo,
submissa e imponderavelmente leve

Há momentos em que os séculos saem dos sonhos
e agonizam dentro de mim
Esquecer, não posso
eles estão aqui
os séculos estão aqui,
errando meus passos
abrindo as portas do escuro,
desvelando segredos
e medos ancestrais
Vozes de um tempo guardado
em miragens de areias,
mortas ampulhetas
escorrendo em grãos o tênue fio da vida
fazendo o sol adormecer,
iludindo a noite,
conduzindo a madrugada
rumo à latejante aurora
que acorda os pássaros e canta com eles
para a luz que cruza os jardins
como círio aceso pelo fogo insurreto do sol
Corre a manhã pelos quintais e pelas ruas
da minha saudade
Ruas de terra
Quintais onde a sombra dormitava com os animais
nas tardes quentes
e o silêncio zunia entre as folhas do abacateiro
dizendo palavras de grilos e cigarras,
recendendo à folhas verdes,
à terra
acordada pela chuva
A vida pulsava
O medo morava nas folhas da mamona
Nos quintais o vento passava pelas vidas abertas
secando as lágrimas,
debruando rosas e cravos
que colhi sem saber se te encontraria para te dar 
no exílio que me impus
O Tempo, imarcescível, passou levando as flores
que colhi nas primaveras que se aninhavam em meus sonhos
Quando te encontrei, já distante,
nos quintais era tudo saudade
A bruma encobria as flores com o marulho do mar
e os meus olhos, tão sozinhos,
esquecidos na imensidão da terra inavegável,
olhavam a chuva caindo em linhos luzentes
sobre as tardes que bruxuleavam ao vento

Imagem: Luna Lee Ray

Nenhum comentário:

Postar um comentário