domingo, 26 de outubro de 2014

Merdocracia

 
CANSAÇO HISTÓRICO
 
Triste, tardio descobrimento. Outrora
pensei: somos o acúmulo de re-cobrimentos;
basta revelar.
Revelei.
Revelei-me.
Revoltei-me.
Cansei de relevar.
 
Triste, tardio descobrimento: a história
é a estória dos desvios, múltipla ficção;
a ilusão, sim, é linear
e eu cansei de me adiar
Quem for ex-brasileiro
que me siga.
Quem ainda for ingênuo
- que prossiga.
 
Affonso Romano de Sant'Anna.
In Poesia Reunida 1965 - 1999 - Volume 2.
L&PM Pocket, 2004.
 
 
 
Hoje é domingo de sol
Seria de praia e diletante pachorra
Não fosse de eleição
Já fui votar
Não por consciência,
mas, por que podem se apossar do meu salário,
em rito ordinário
 
Cansei da televisão!!!
As noticias são requentadas com cores gastas e muita empáfia
Pra dizer o sempre mesmo ramerrão,
simulando em vozes empostadas uma pretensa isenção
Como disseram anos atrás: eu sou eleitor patrão
Meu patronato dura um dia
Depois vem a expiação
 
Dizem que eu não sei escolher candidato
Que se me colocarem pra cuidar de duas tartarugas
uma foge e a outra eu não sei onde está
Que entre a marmita azeda e o pão duro
Escamoteio a minha opinião (ou a que eu penso que é minha)
Entre Jesus e o ladrão
Escolho o mais fanfarrão
 
Depois de presenciar uma campanha funesta
Muitas ofensas debalde
O texto decorado, viciado e sufocante
Vomitado junto com os vossos cinismos
e a dialética dos parvos
Ambos, sabendo da minha leseira, me prometem o paraíso
Mas, espera aí, pergunta pra quem tem um pingo de juízo
Vão me dar o paraíso?
E as contas quem paga?
E quem vai pagar o condomínio, o IPTU,
o laudêmio, o prejuízo?
 
Hoje foi um domingo de sol
A praia vai ficar pra outro dia
Sequestraram o meu sonho de ócio
Impingindo-me esta merdocracia

Nenhum comentário:

Postar um comentário